A madeira apresenta um alto destaque no uso devido às suas diversas maneiras de aplicação.
Porém, a madeira costuma sofrer alterações em função do tempo, clima e umidade. Com isso, descobriu-se que era necessário realizar uma secagem da madeira antes do seu uso nos mais diversos processos.
A secagem da madeira é muito importante na industrialização desse produto, pois assim, garantimos o melhor padrão de qualidade no produto final.
Como é a secagem ao natural?
Podemos caracterizar este processo como a exposição de pilhas de tábuas em áreas externas da empresa, de forma espaçada uma em relação à outra, permitindo a circulação do ar entre as peças. Além disso, esse processo faz com que as peças sofram a ação de chuva, umidade, sol, calor e frio.
Tecnologia como aliada: Secagem na estufa
A secagem em estufa consiste em utilizar um túnel ou uma câmara onde a madeira é colocada para passar um processo específico e único de secagem.
Secar as madeiras na estufa traz vantagens importantes para o produto, pois ela leva menos tempo para finalizar todo o processo e conseguimos ter uma capacidade maior para obter os teores de umidade mais baixos do que a secagem natural.
Para que serve a secagem especificamente?
Ao secar as madeiras conseguimos:
Aqui na Esel, trabalhamos com as duas maneiras de secagem: ao ar livre e em estufa. Sempre buscando aliar a tecnologia aos nossos processos e, assim, oferecer esquadrias de excelente qualidade.